Por que isso é importante?
A idade é um dos mais importantes fatores de risco para o câncer de mama. Estudos mostram que cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem em mulheres com mais de 50 anos.
Por que isso é importante?
A primeira menstruação é quando a mulher começar a ovular e a produzir hormônios no ovário. Esses hormônios podem favorecer o desenvolvimento do câncer de mama, então, um maior tempo de exposição a eles também é um fator de risco.
Por que isso é importante?
Foi observado que mulheres que não tiveram filhos ou que tiveram o primeiro filho após os 30 anos têm um risco aumentado para o câncer de mama.
Por que isso é importante?
Dependendo da idade e do tempo de uso, o risco de câncer de mama é maior para as mulheres que utilizam anticoncepcionais em relação àquelas que nunca tomaram o medicamento.
Por que isso é importante?
A prática frequente de atividades físicas reduz as chances de desenvolver boa parte dos tipos de câncer e outras doenças também. A meta mínima indicada pela Sociedade Americana de Câncer é de 150 minutos semanais de exercícios, mas, se a frequência for de 300 minutos semanais a redução é ainda maior.
Por que isso é importante?
Muitas pesquisas ligam o consumo de álcool ao desenvolvimento do câncer de mama. E quanto maior for a quantidade diária, maior é o risco.
Além disso, segundo a Sociedade Americana de Câncer, o consumo de bebida alcóolica é o terceiro maior fator de risco evitável para todos os tipos de câncer, atrás apenas do tabagismo e sobrepeso.
Por que isso é importante?
O cigarro pode causar até 50 doenças diferentes, e, atualmente, a International Agency for Research on Cancer (IARC) reconhece que o tabagismo aumenta o risco de câncer de mama.
Por que isso é importante?
De acordo com o Inca, cerca de 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil estão ligados ao sobrepeso e à obesidade. 13 tipos são mais influenciados por este fator, entre eles está com câncer de mama.
Por que isso é importante?
Para reduzir a probabilidade de ser diagnosticada com câncer de mama, é importante ter uma alimentação composta, principalmente, por vegetais coloridos, leguminosas, frutas e grãos integrais. Não é recomendado também o consumo de carnes processadas, bebidas açucaradas e produtos ultraprocessados.
Por que isso é importante?
Estar em dia com as suas consultas de rotina mostra que você está mais atenta à sua saúde. E, caso você venha a desenvolver o câncer de mama, certamente será diagnosticada no início, aumentando significativamente suas chances de cura.
Por que isso é importante?
Mulheres que já tiveram algum tipo de câncer têm um fator de risco a mais para o câncer de mama do que as que não tiveram.
Por que isso é importante?
Este fato pode elevar o seu risco de desenvolver câncer de mama, pois pode se tratar de um fator hereditário. Lembrando que câncer de mama ligado à hereditariedade corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.
Para confirmar se existe o fator hereditário, consulte um geneticista. Este é o especialista indicado para a análise destes casos.
Por que isso é importante?
Se o caso for um fator hereditário, ele representa um aumento de risco para você, pois as mutações que influenciam o risco de câncer de mama influenciam também o risco de câncer de ovário. Para identificar se é este é um fator de risco para você, consulte um geneticista.
Por que isso é importante?
Este fato também pode ser um indicativo de uma provável existência de um fator hereditário. Também é recomendado consultar um geneticista neste caso.